Clínico Geral O Que Faz, Formação, Salários

· 3 min read
Clínico Geral O Que Faz, Formação, Salários

A opção dos médicos clínicos com formação originada na residência médica, nesse momento, era pela subespecialização ou pelo trabalho em hospital. Muitos desses clínicos, em meio e a despeito disto, trabalharam, nas décadas de 1970 e 1980, como generalistas, na Atenção Primária de Saúde . Isso pôde ser observado, por exemplo, na Faculdade de Medicina da UFMG, com a disciplina Medicina Geral de Adultos C. Era o início do modelo denominado mosaico, coexistindo nos centros de saúde da Atenção Primária, um clínico , um pediatra e um ginecologista. Quem mais ocupou esse espaço na APS foram os médicos sem qualquer especialização, os clínicos gerais ou generalistas.

  • Vê-se a desorganização na prática médica, que desorienta o paciente e aumenta os custos da assistência, pelo uso excessivo da tecnologia e mesmo pelo excesso de médicos, ou melhor, de médicos desnecessários.
  • Ele pode ter ficado insatisfeito ou simplesmente se esquecido de quem o atendeu.
  • A empresa está também entrando no mercado internacional, a começar por Portugal.


Os clínicos gerais são especialmente qualificados para atuarem na prevenção de doenças, promoção da saúde.  saber mais  conhecer amplamente ainda as doenças crônicas mais prevalentes do lugar onde atuam ou atuarão. Devem ser capazes de fazer com que seus pacientes aprendam e se responsabilizem  pelo seu próprio bem estar físico, psíquico e social. Buscam a compreensão do paciente em seu contexto de vida (bio-psíquico-social).


Como Funciona A Residência Em Clínica Médica



Os clínicos gerais podem atuar na atenção primária, não sendo, entretanto, especialistas em medicina de família, a menos que se capacitem nessa especialidade. No Brasil os médicos especializados em clínica médica são chamados de clínicos gerais. Na maioria dos países a mesma área é denominada Medicina Interna e os especialistas chamados de internistas, internistas gerais, doctors of internal medicine. Em cada novo atendimento, o paciente poderá adicionar informações ao seu histórico e, dessa forma, otimizar o trabalho do médico. Além disso, o profissional de saúde  deve reforçar para o paciente que ele possui responsabilidade ativa sobre o cuidado correto com sua condição de saúde, seguindo os tratamentos propostos.

Vagas Para Médicos Recém-formados: Guia Completo De Como Encontrá-las


A clínica tem como médico técnico responsável o Dr. Dirceu Melo que é doutor em Cardiologia pela Universidade de São Paulo e médico coordenador da UTI cardiológica do Hospital do Coração de Campinas, onde exerce atividades de assistência, gestão e treinamentos. Desde 2011, atua no InCor, na unidade de Miocardiopatias, onde desenvolve atividades de ensino e pesquisa. É autor de capítulos de livros e artigos científicos no Brasil e no Exterior e faz parte da Sociedade Brasileira de Cardiologia e da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. É fundamental ao clínico o desenvolvimento do método clínico, que se inicia no exame clínico e culmina com o raciocínio clínico e a abordagem do problema. O diagnóstico clínico - frequentemente esquecido, é ato inexorável ao ser médico. Afirma-se que o clínico é um profissional pouco objetivo, que pensa muito e resolve pouco, que sabe pouco de muito.

Elas são doenças de progressão lenta que podem nos acompanhar durante grande parte da vida. Essas patologias são fatores agravantes e apresentam sintomas específicos. Além disso, alguns remédios e tratamentos não são indicados para pacientes com esse tipo de doença. A história clínica, além de tudo, é um documento que serve como norteador para o profissional da saúde.